segunda-feira, 26 de maio de 2008

"Não haja silêncio em vós"

"Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda noite jamais se calarão; vós os que fareis lembrado o SENHOR, não descanseis (não haja silêncio em vós),
Nem jamais deis a Ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra! (Is 62.6-7).

"Não deis descanso", "não haja silêncio em vós". Somos por Deus, por meio do profeta Isaías, concitados a não desistirmos e não nos conformarmos com uma situação que não seja a de excelência: "até que Jerusalém seja posto por louvor...". Nosso grande problema é que costumamos nos deixar levar pelas circunstância e desistimos ao menor revés que nos ocorra! Somos chamados a posição de soldados!


1. O que queremos, quais são nossos desejos:

Queremos um cidade, um estado sem corrupção (VITÓRIA DO ESPÍRITO SANTO). Queremos um País que tenha emprego para todos; hospitais com atendimento digno para todos os cidadãos; queremos que nossos governantes honrem seus cargos e seus eleitores; queremos que os preços parem de subir absurdamente e que haja reajuste salarial; queremos solução para os nossos problemas familiares, financeiros, afetivos, de saúde, de habitação, etc.


2. Estamos dispostos a atender o chamamento de Deus para tomarmos parte nos movimentos de interceção? Tais como:

· Semana Nacional de Oração;
· Interceder pelos governantes para que o Espírito Santo os domine, exercendo senhorio sobre suas ações;
· Manter com oração e vigilância cada conquista espiritual!
· Não desistir, até que chegue o momento do louvor!


3. Exemplo dos que não se permitiram fraquejar:

· A mulher que sofria de hemorrgia – ela teve um objetivo e o perseguiu: ela queria ficar curada. Para alcançar seu objetivo, concorreu com uma grande multidão por um lugar perto de Jesus. Mais ainda, ela teve que vencer preconceitos; teve que romper com os impedimentos culturais e religiosos que lhe impediam de se aproximar de Jesus, não lhe permitiam tocar em Jesus. Era um embate: LEI versus GRAÇA!, POSSIBILIDADE DE CURA versus LEI!

Jesus levou cativo o cativeiro daquela mulher, dando-lhe o dom da cura, da vida, da restituição! JESUS A CHAVE DE ACESSO! (Ef 3.12; 4.8).

· A mulher cananéia – sua filha estava horrivelmente endemoninhada e ela procura Jesus e pede socorro. A resposta que ela obteve de Jesus não foi nada animadora. Num primeiro momento poderíamos considerar que Jesus, ante ao desespero da mulher, foi muito duro, outros diriam: insensível. Ele lhe diz: "Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos" (Mt 15.26). Mas a atitude dessa mulher foi de extrema inteligência. Ora, de alguma forma ela ficara sabendo que Jesus poderia curar sua filha amada. Então, o que significaria uma resposta dura ante a possibilidade de ter sua filha restabelecida. Ela foi inteligente, determinada e valente!

ELA NÃO FICOU RESSENTIDA, NEM SE DEIXOU ABATER!

Sua respota ante ao suposto insulto: "[...] Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos" (v. 27).

A RECOMPENSA – Jesus lhe diz: "Faça-se contigo como queres. E desde aquele momento sua filha ficou sã!".

· O exemplo do cego Bartimeu (filho de Timeu). Num determinado dia, postou-se, como usualmente fazia, à margem do caminho onde poderia pedir suas esmolas. Quando, então, percebeu que o tropel de Jesus estava chegando e começou a gritar: Jesus filho de Davi tem compaixão de mim!

O QUE ELE OUVIU?
– algumas pessoas lhe disseram: te cala Bartimeu, tu estás incomodando, estás sendo um estorvo, estás quebrando a liturgia, estás quebrando a regra!

MAS QUEM NÃO ENXERGAVA era Bartimeu, a dor de uma vida na escuridão era dele. Não se importando continuou a gritar! Afinal, quem lhe mandava calar não podia resolver seu problema.

A quem interessa A NOSSA DOR? A Jesus e a nós.

BARTIMEU FOI POSTO POR LOUVOR!

4. Até quando clamar:

· "Até que o Brasil seja posta por objeto de Louvor";
· Até que se derrame o Espírito lá do alto sobre nossa vida e nação! (Is 32.15);
· Até que chegue a resposta!;
· O Reino dos céus é tomado a força! (Mt 11.12; Lc 13.24);
· Até que a cura chegue!;
· Até que as dívidas estejam todas pagas;
· Até a volta de Jesus!!!

Nenhum comentário: